São Tomé e Príncipe - Projeto Bio&Energy - Uma perspetiva atual relativa a 2014

Recentemente São Tomé e Príncipe tem surgido muito nas minhas lembranças, sem dúvida um dos países mais bonitos  por onde passei.  
Tenho reflectido no que está subjacente à sua  extraordinária beleza agridoce... 


De facto, este é um país tão recente que a sua história está inequivocamente associada às pessoas, paisagens, problemáticas e recursos.

É se calhar importante lembrar que o arquipélago quando foi descoberto pelos portugueses, estava desabitado e coberto de vegetação. O cacau, cana-do-açúcar, café, são introduzidos pelos portugueses nas Roças, que funcionavam como fábricas de produção que se moviam à força de escravos, trazidos essencialmente da Guiné e Angola, e assalariados de Cabo Verde.

Depois da sua independência em 1975, o país viveu cerca de 15 anos de um regime fortemente centralizado, não tendo a população grande cultura de associativismo. Só nos anos 80 é que começaram a surgir algumas organizações de agricultores, cujo principal objetivo era a criação de uma força de pressão para a obtenção de lotes de terra.
Cerca de uma década depois, o país adotou uma constituição que instituiu o pluripartidarismo. Tanto quanto pude apurar, a mudança do sistema político e a democratização permitiu o desenvolvimento do movimento associativo e possibilitou um maior envolvimento da sociedade civil. E este envolvimento da sociedade civil faz toda a diferença!

Em 2014, o meu trabalho em São Tomé consistia em contactar entidades que trabalhassem no território, perceber o seu âmbito de atuação, os projetos desenvolvidos, as suas necessidades e os seus recursos. As várias entrevistas que fui realizando, neste âmbito, acompanhadas pela experiência que fui tendo com o clima, as pessoas, os cheiros, o mar, foi possibilitando uma visão cada vez mais complexa, apimentada pelo meu próprio sentir.

Passados 41 anos após a independência, São Tomé e Príncipe é um país marcado por discrepâncias. A par da beleza das paisagens, da riqueza da flora e fauna, da simpatia da população e do leve-leve da vida, cada entrevista que fazia expunha e, posteriormente confirmava, as muitas incertezas existentes no seu processo de desenvolvimento.
Tive o privilégio de conhecer diversas ONG’s que, frequentemente, em parceria com organismos governamentais e outras entidades, desenvolvem um trabalho fundamental com vista à promoção da prosperidade no arquipélago.

Nesse sentido, fala-vos de Bio & Energy, um projeto de cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe, e que me parece um ótimo exemplo! Este projeto, que teve início em Dezembro de 2014, consiste na produção de biogás para cozinhar em fogões adaptados e também para iluminação, através da criação de condições para a digestão anaeróbia de resíduos orgânicos de famílias de zonas rurais de São Tomé e Príncipe. Vale a pena conhecer!


S. Tomé e Príncipe apesar do importante progresso alcançado em áreas como: no acesso à educação, na quase erradicação da malária, na sensibilização e proteção do ambiente, etc., continua a ter muito espaço para melhorar as condições de vida da sua população e, julgo eu, é nossa obrigação contribuir nesse sentido. Mas eu sou apenas uma fervorosa defensora da educação para a Cidadania Global, por isso sou suspeita J

Diz-se em S. Tomé que a ilha morde e, apesar do fenómeno da insularidade que leva ao querer partir, as pessoas acabam por desejar regressar. Eu não tenho dúvidas. Fui mordida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paço de Arcos/ Alto da Loba - "Moreira Team Kickboxing" - Hoje e sempre!

Espanha - Ponte Vedra/ Armenteira/ Vila Nova de Arousa - May 2018

Portugal - Florescer / Linda-a-Velha - Jun 2017