Vietname - Sapa – Nov 2010


(NOTA: Esta crónica é relativa a uma viagem realizada em 2010. Espelha a minha forma de ser e de pensar da altura)


Pois cá estamos nós a preparamo-nos para apanhar o comboio da noite para Hanoi. Contamos chegar as 5h da manhã, pequeno almoço e Halong Bay.


O tempo em Sapa esteve sempre muito húmido, com algum nevoeiro e alguma chuva. Ainda assim, foi uma experiência e tanto..
Lá fizemos o nosso trekking por caminhos inacreditáveis e muita lama. A vista é extraordinária, de cortar a respiração.
O povo aqui não se considera Vietnamita, são Mongs. A sua origem é da Mongólia e, de facto, aparentemente não podem ver os vietnamitas nem pintados de amarelo.

A nossa guia era muito simpática e a dormida numa aldeia a meio do trekking foi extraordinária! Ficámos meio acampados com 2 irlandeses, 2 espanholas, um americano e mais 3 guias. Foi óptimo porque foi possível perceber e  falar sobre uma série de assuntos delicados que de outra forma seria complicado de entender. Tivemos uma aula de cozinha e a comida era muito boa.

Os vietnamitas do Norte definitivamente não são um povo especialmente simpático ou agradável ao primeiro contacto, mas suponho que o facto de terem sofrido a guerra não ajude a que tratem os outros imediatamente muito bem. Aliás ando um bocadinho apreensiva porque cheira-me que têm um problema nos músculos faciais que os impede de sorrir :)


Entretanto fiz uma massagem aqui que, apesar de completamente diferente da tailandesa e menos relaxante, foi extremamente eficaz.

Estava com as pernas "a cair" depois do primeiro dia em Sapa, em que andámos (para ser mais concreta trepámos) que nem uns malucos. Após a massagem fiquei praticamente sem dores. Recomendo!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paço de Arcos/ Alto da Loba - "Moreira Team Kickboxing" - Hoje e sempre!

Espanha - Ponte Vedra/ Armenteira/ Vila Nova de Arousa - May 2018

Portugal - Florescer / Linda-a-Velha - Jun 2017